Após Ler os textos e fazer uma pesquisa no Google livros, achei interessante o trecho do livro “Formação de professores em educação de adultos”:
Rosales (1991) conclui que uma das principais causas do fracasso nas práticas de educação de adultos residiu na transferência do modelo escolar utilizado com crianças. Os professores estão distantes dos adultos, não valorizam o diálogo como estratégia pedagógica. Como consequência, não conhecem as suas motivações, as suas características psicológicas e expectativas. Por vezes, os adultos são mais velhos que o professor, têm mais experiência de vida e mais maturidade. Daqui decorre que o professor não pode usar o seu status para se impor ; deve ser formado para aprender a aprender como o grupo de adultos e, ao mesmo tempo, ensinar. Assim o compromisso neste processo dialógico é o traço dominante na educação de adultos.
________
Na minha experiência como professor nos cursos de Windows e Internet para servidores, pude constatar que a vontade de aprender foi um fator determinante para o comprometimento da turma, essa vontade se deu pela consciência da necessidade real de aplicar os conhecimentos ensinados na sala de aula no dia a dia e não para aplicações futuras.
O adulto, no meu ponto de vista, é mais imediatista e tem de sentir que o conhecimento transmitido na sala de aula será útil no presente, e que poderá lhe trazer diferentes benefícios, seja de ordem financeira, reconhecimento profissional, ou para resolução de problemas.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
Hello World
'Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo.'
(Lao-Tsé)
Damos nosso primeiro passo com o primeiro post. Mas, não caminhamos sozinhos. Entre mestres-aprendizes, trilhamos lado a lado compartilhando nossas experiências, nossos conhecimentos, nossas vivências. E ao iniciarmos na estrada da Educação, sabemos que não há chegada. Não há fim. Apenas novos recomeços.
M&W
Assinar:
Postagens (Atom)